O Quartier Latin é o paraíso dos cinéfilos, com vários cinemas pequenos que resistem aos multiplex e aos blockbusters, investindo em filmes alternativos e reprises de clássicos. Entre estes irredutíveis está Le Champollion, criado em 1938 e que, desde os anos 2000, inclui em sua programação o que chama de “les nuits”.
As noites do Champo giram sempre em torno de um tema ou de um diretor cult. A ideia é simples: a partir da meia-noite, duas salas projetam simultaneamente vários filmes; você escolhe três para assistir e, ao amanhecer, ainda ganha o café da manhã. Tudo isso por apenas 15 euros (ou 12, se comprar antecipado).
A última “nuit”, no dia 10 de dezembro, usou como gancho o lançamento de Carnage nas grandes salas para propor uma noite Roman Polanski, com O bebê de Rosemary, A dança dos vampiros, Repulsa ao sexo, The ghost writer e A morte e a donzela.
Não é lindo? Eu, ligeiramente dorminhoca, ainda não consegui enfrentar nenhuma dessas noitadas, mas morro de vontade.
Você pode conferir toda a programação do Champo (incluindo “Les Nuits”) no site do cinema.
Le Champo
51 rue des Écoles, 75005, Paris
Metrô: Cluny – La Sorbonne (linha 10), Odéon (linhas 4 e 10) ou Saint-Michel (linha 4, RER B e RER C)
Fone: 01 43 54 51 60
Site: http://www.lechampo.com/
Aproveitando a viagem:
- Ali você está do lado do Museu de Cluny (museu sobre a Idade Média) e da Sorbonne, e pertinho do Jardim de Luxemburgo, do Saint-Germain-des-Prés e da Notre-Dame de Paris.
- Antes ou depois do cinema, aproveite a dica do Gabriel e passe no bar Le Piano Vache.
Leave a Reply