Encheu o saco dos museus, igrejas e lugares históricos de Paris? Então corre para a Gaîté Lyrique. O antigo teatro de operetas foi todo reformado e reaberto em março pela prefeitura como um espaço para novas formas de música e artes visuais, sediando shows, palestras, performances e exposições.
O foco é “a experimentação artística na era digital”, e a interatividade é quase regra nos eventos que acontecem lá – como na atual exposição de Rafael Lozano-Hemmer, que usa infravermelho e dispositivos de detecção para colocar o espectador dentro da obra.
A Gaîté Lyrique também tem uma ótima programação de shows, indo do mais experimental até artistas conhecidos. Entre as próximas atrações, por exemplo, estão Stephen Malkmus & The Jicks, Thurston Moore e CSS.
Entre uma coisa e outra, você ainda pode jogar videogame (em uma sala com seleções temáticas de jogos a cada semana) ou aproveitar a biblioteca com livros e revistas relacionados à cultura digital. Se tiver uns euros sobrando, passe também na lojinha de nerdices Amusement, no lado de fora da Gaîté.
O site traz a programação completa do espaço e ainda alguns shows na íntegra.
Gaîté Lyrique
3 bis, rue Papin, 75003, Paris
Metrô Réaumur-Sébastopol (linhas 3 e 4), Arts et Métiers (3 e 11) ou Strasbourg Saint-Denis (4, 8 e 9)
De terça a sábado, das 14h às 20h, e domingo, das 14h às 18h
Fone: 01 53 01 52 00
Site: http://gaite-lyrique.net/
Aproveitando a viagem:
-
- O ponto turístico mais próximo é o Centre Pompidou (onde você fura a fila seguindo as dicas do nosso post).
- Se quiser seguir pela noite do bairro, confira aqui o nosso roteiro de bares pela Rue du Faubourg St-Denis, que fica ao lado.
- Se quiser jantar de graça no bairro, leia este nosso post sobre o Tribal Café.