Se você planeja vir a Paris em 2012, programe-se: não serão poucas as opções para quem gosta de arte. Da Renascença à arte contemporânea, da pintura aos quadrinhos, fizemos uma seleção das exposições mais legais previstas para este ano.
Degas et le nu
13 de março – 1o de julho
Musée d’Orsay
A primeira grande exposição monográfica consagrada a Edgar Degas em Paris em mais de 20 anos mostra a evolução do nu ao longo da carreira do artista, incluindo obras raramente exibidas ao público.
Beauté Animale, de Dürer à Jeff Koons
14 de março – 16 de julho
Grand Palais
Incluindo obras de Brueghel à Jeff Koons, passando por Leonardo da Vinci, Rembrandt, Degas, Giacometti, Matisse e Andy Warhol, a exposição se concentra na representação de animais da Renascença à arte contemporânea.
Matisse – Paires et séries
7 de março – 18 de junho
Centre Pompidou
A exposição investiga a exploração repetitiva de mesmos temas pelo artista como uma maneira de explorar a pintura em si, reunindo 60 obras que mostram o percurso de Matisse, de 1899 a 1952.
La Triennale 2012 – Intense proximité
20 de abril – 26 de agosto
Palais de Tokyo
A terceira edição da Trienal de arte contemporânea tem curadoria de Okwui Enwezor e se inspira na etnografia francesa do século XX e na fascinação pelo desconhecido para analisar o papel da globalização na arte de hoje. O evento inaugura o espaço reformado do Palais de Tokyo e se estende também a outros centros de arte em Paris.
Ai Weiwei – Entrelacs
21 de fevereiro a 29 de abril
Jeu de Paume
A primeira grande exposição consagrada a Ai Weiwei na França reúne fotografias e vídeos realizados pelo artista chinês desde o início dos anos 1980.
Crumb
13 de abril – 19 de agosto
Musée d’Art Moderne de la Ville de Paris
Desenhos originais, cadernos de croquis e diversas revistas underground compõem a exposição dedicada ao gênio dos quadrinhos Robert Crumb.
Gerhard Richter
6 de junho a 24 de setembro – Centre Pompidou
17 de junho a 17 de setembro – Musée du Louvre
Depois de Londres e Berlim, o artista celebra seus 80 anos com um panorama de sua carreira em Paris. Imperdível.
Monumenta 2012 – Daniel Buren
9 de maio – 21 de junho
Grand Palais
Depois de Anish Kapoor, Christian Boltanski e Richard Serra, entre outros, o francês Daniel Buren será o artista convidado este ano a criar uma obra especialmente para os 13.500 m2 da nave do Grand Palais.
Helmut Newton
24 de março – 17 de junho
Grand Palais
A primeira retrospectiva consagrada a Helmut Newton retraça os grandes temas do imaginário do fotógrafo. Exposição concebida por June Newton.
Berenice Abbott – Photographies
21 de fevereiro – 29 de abril
Jeu de Paume
Retrospectiva da obra da fotógrafa americana, com mais de 140 imagens, incluindo uma série de retratos de artistas (Marcel Duchamp, James Joyce, Man Ray, Cocteau), fotos do projeto Changing New York e ainda uma série de imagens realizadas nos anos 1950 para o MIT.
Eugène Atget et Emmanuel Pottier
18 de abril – 29 de julho
Musée Carnavalet
A exposição terá 181 fotos de Atget feitas em Paris entre 1898 e 1924, além de 43 imagens do fotógrafo que pertenciam à coleção de Man Ray. Em paralelo, o museu apresentará a Paris pitoresca das fotos de Emmanuel Pottier, contemporâneo de Atget.
Doisneau, Paris Les Halles
8 de fevereiro – 28 de abril
Hôtel de Ville, salon d’accueil
A exposição reúne 150 fotos de Robert Doisneau sobre um mesmo tema: Les Halles, o antigo mercado central de Paris. Uma sala será especialmente consagrada às fotos coloridas feitas por ele durante a década de 1960, antes que o mercado fosse transferido para fora da cidade. Entrada gratuita.
Atualizado em 28/12
L’impressionnisme et la mode
25 de setembro de 2012 – 20 de janeiro de 2013
Musée d’Orsay
Tim Burton – L’exposition
7 de março – 5 de agosto
Cinémathèque Française
Louis Vuitton – Marc Jacobs
9 de março – 16 de setembro
Musée des Arts Décoratifs
Veja também a programação dos próximos shows internacionais em Paris e não esqueça das dicas que já demos aqui sobre como furar as filas do Louvre ou do Centre Pompidou.
Leave a Reply