[youtube http://www.youtube.com/watch?v=GUk0J6l39vw]
Os banners que usamos no alto do blog mostram dois dos nossos bares preferidos na cidade, o Aux Folies e o Au Clair de Lune, que abusam do neon na decoração. Vamos falar deles então, começando pelo Au Clair de Lune.
Localizado no 18ème, ao pé da colina de Montmartre, o Au Clair de Lune é um típico café parisiense durante o dia: um expresso baratinho para se beber no balcão lendo o jornal. No fim da tarde, especialmente no verão, é ótimo para o happy hour, porque todas as paredes do bar (que é de esquina) são na verdade portas de vidro dobráveis. Ou seja, nos dias quentes tudo fica aberto e o limite entre o bar e a rua deixa de existir, é tudo uma coisa só, numa excelente atmosfera.
Na noite, quando os neons do teto se acendem, a música fica mais alta, mas ainda assim continua sendo um bom lugar para conversar. O grande lance do Au Clair de Lune é não sentar nas mesinhas do fundo, e sim ficar em pé ao redor do balcão.
Mas sem dúvida o mais interessante do bar é a mistura de gente. Como ele fica numa espécie de fronteira entre a parte turística de Montmartre e um bairro mais pobre (La Goutte D’Or), reúne ao menos três tipos de público: estudantes (do tipo “BoBo”, boêmio-burguês, como chamam os franceses), turistas jovens (já que a região é cheia de albergues) e operários imigrantes, que aparecem atrás da cerveja barata.
A comida não é o forte do bar, exceto uma vez por semana, quando a Nausicaa, uma simpática jovem cheff, faz uma soirée gastronômica por lá. A comida é um tanto exótica, baseada na cozinha judaica e magrebina, mas realmente boa, e a um preço fixo. Para saber qual noite da semana a Nausicaa assume as panelas e qual o cardápio do dia, basta segui-la no Facebook.
É um ótimo lugar para fazer amigos e fugir da turistada, pois mesmo ficando em Paris, tem o típico clima de um bar de subúrbio.
Au Clair de Lune
1 Rue Ramey. 75018. Paris.
Aberto todos os dias, das 8h às 2h.
Metrô Chateau Rouge (linha 4) ou Anvers (linha 2).
Aproveitando a viagem
- O ponto turístico mais próximo é a basílica de Sacré Coeur.
- Praticamente ao lado do bar ficam três lugares já resenhados por aqui e que valem a visita: a loja de discos Le Rideau de Fer, o brechó Hippy Market e o bar La Chope du Chateau Rouge.
Leave a Reply