O Navigo e o Paris Visite são os cartões de transporte da região de Paris, que você compra e pode circular de trem, metrô e ônibus na capital e região. Você compra o cartão em qualquer guichê dentro das estações de metrô.
- Se você mora na cidade, usa o cartão Navigo pagando 84,10€ por mês para ter acesso às 5 zonas da região parisiense.
- Se você é turista, compra o cartão Paris Visite, pagando 74,30€ por 5 dias para também ter acesso às 5 zonas da região parisiense. Turista também pode comprar o cartão para menos dias (1, 2, 3, 4 ou 5 idas).
Sim, para turista sai mais caro, mas se você pretende visitar atrações ao redor da capital, como o Palácio de Versalhes, e ir e voltar do aeroporto de trem, já compensa comprar o Paris Visite.
Com os dois cartões também é possível viajar para vários destinos relativamente distantes – até 100 km de Paris –, sem pagar um centavo a mais. Basta que o lugar esteja dentro da zona coberta pelo Navigo e pelo Paris Visite.
Alguns desses destinos são passeios famosos que os turistas costumam fazer pagando caro. Vamos descobrir então como chegar até alguns deles simplesmente passando o seu cartão na catraca, sem comprar passagem.
1. Casa de Van Gogh em Auvers-Sur-Oise
O que é: a cidade em que viveu e morreu Van Gogh. É possível visitar a casa, seu túmulo.
Distância: 32 km de Paris. Tempo de viagem: 1 hora.
Como ir de graça usando o cartão Navigo ou Paris Visite: na Gare du Nord, em Paris, pegue o Trem H direção Pontoise. Em Pontoise, troque para o Trem H direção Persan Beaumont. Desça na estação Auvers-Sur-Oise, localizada a 200 metros da casa de Van Gogh.
Não quer se estressar?
Reserve uma visita guiada de um dia inteiro com transporte incluído que leva você para conhecer a casa de Van Gogh e de Monet:
2 – Palácio de Versalhes
O que é: o palácio mais famoso da região parisiense.
Distância: 22 km de Paris. Tempo: de 20 a 40 minutos, dependendo do trem.
Como ir de graça usando o cartão Navigo ou Paris Visite: há três opções: 1) Pegando o Trem L na Gare Saint-Lazare rumo a Versailles Rive Droite, 2) pegando o RER C em qualquer estação dentro de Paris (por exemplo, na Notre Dame) em direção a Versailles Chateau, 3) pegando o Trem N na Gare Montparnasse rumo a Versailles Chantier. Nos três casos, você desce no ponto final.
Não quer se estressar?
Reserve uma excursão saindo de Paris em ônibus de luxo com ingresso que evita filas:
3 – Cidade medieval de Provins
O que é: cidade turística que mantem intocadas várias construções medievais. Considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Distância: 90 km de Paris. Tempo de viagem: 1h24min.
Como ir de graça usando o cartão Navigo ou Paris Visite: atenção, esse destino só pode ser visitado com o cartão aos sábados, domingos e feriados! Na Gare de l’Est, pegue o Linha P do Transilien e desça na estação Provins. Simples assim.
4 – Castelo de Fontainebleu
O que é: cidade do famoso castelo de Fontainebleu.
Distância: 66 km de Paris. Tempo de viagem: 1 hora.
Como ir de graça usando o cartão Navigo ou Paris Visite: na Gare de Lion, pegue o Trem R direção Montargis. Desça na estação Fontainebleau-Avon. Se quiser ir ao castelo, pegue o ônibus Linha 1 direção Les Lilas e desça na estação Chateau.
Não quer se estressar?
Reserve uma excursão que leva você de ônibus até lá e tem um extra: te leva para conhecer outro lindo castelo, o Vaux le Vicompte:
5 – Casa de Monet em Giverny
O que é: a cidade de Claude Monet, sua casa, seu jardim.
Distância: 75 km de Paris.
Como ir de graça usando o cartão Navigo ou Paris Visite: Este é um pouco mais complicado, mas rola. A estação mais próxima de Giverny é Vernon. Mesmo comprando o bilhete, você precisaria depois pegar um ônibus ou ir a pé/bicicleta até Giverny. A estação Vernon não está dentro da zona em que você pode viajar de Navigo, mas a estação Bonnières, que é apenas uma parada antes de Vernon, fica dentro da zona Navigo. E a distância entre Bonnières até Giverny é quase a mesma que existe entre Vernon e Giverny. Resumo da ópera: na Gare Saint-Lazare, pegue o Trem Transilien J rumo a Vernon. Desça em Bonnières, uma estação antes de Vernon, e ali você vai escolher a melhor maneira de ir a Giverny: são 7km de distância. Você pode ir de trem, comprando apenas um bilhete para o trecho Bonnières>Vernon, ou pode ir a pé, de bicicleta, pedir carona. Atenção: se você não descer em Bonnières e seguir viagem até Vernon, estará saindo da zona Navigo e, portanto, estará sujeito a multa.
Não quer se estressar?
Reserve uma excursão que leva você de ônibus até lá, com ingressos e guia em português incluído:
Ótima dica, mas creio que vale só para o Navigo-mois.
Você tem razão, Alice! Vou especificar melhor no post.
Oi Gabriel. Fiquei em dúvida de uma coisa: se eu recarregar o meu Navigo só por uma semana, posso ou não posso utilizar essa vantagem que você apontou? Obrigada pela ajuda. Todo euro poupado será de grande valia! Abraços!
Oi Dea! Como bem lembrou a Alice no comentário acima, só funciona para o quem carrega o Navigo o mês inteiro.
Ok Gabriel. Mega obrigada (mais uma vez!) pela ajuda. Vou passar somente 15 dias. Vou fazer as contas para ver se compensa, mas é excelente saber disto! No ano que vem pretendo ficar mais tempo, mas esse ano, vou ver um primo em Portugal primeiro, então só serão 15 dias! e parabéns pelo blog. Beijos
Ótima dica. Dá para usar também para ir à Chantilly, seja de trem ou de RER? Obrigada.